ESG e Recursos Humanos: a tendência que já é realidade no universo corporativo.
Apontado como tendência para 2023, a nova onda do mercado chama-se ESG, e essas três letrinhas nada mais são do que a própria sustentabilidade empresarial. A sigla vem do inglês “Environmental = Ambiental”, “Social = Social e “Governance = Governança” (aqui no Brasil, também nos referimos como ASG) e tem como objetivo engajar as organizações na adoção de princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Ou seja, o ESG reforça as práticas de transparência nas mais diversas áreas das empresas.
Com o intuito de garantir que tudo fique bem fundamentado é imprescindível que a área de Recursos Humanos atue de maneira assertiva e colaboradora, auxiliando na multiplicação desse conhecimento entre todos os colaboradores de uma empresa.
Outras maneiras de reforçar a mentalidade ESG, é inserir meios educativos simples no ambiente de trabalho, como manuais de boas práticas, placas sinalizando a importância de recolher o lixo e economizar água, entre outras medidas que podem servir para gerar economia com base na boa utilização de recursos e orientar sobre a mudança de mentalidade sobre a coletividade em todos os âmbitos.
Estar em conformidade com as práticas ESG é lidar de maneira consciente com seus impactos positivos e negativos na sociedade, desenvolvendo ações para valorizá-los ou minimizá-los conforme seus direcionamentos e necessidade.
Deixe um comentário