Reféns dos Padrões 

A moda é cíclica, tem a tendência de se repetir. Com as redes sociais, a polarização de estilos, tanto musicais, quanto na forma como as pessoas se vestem, podem ser notados resquícios de uma época que já passou. Atualmente a influência da moda dos anos 2000 retornou, com as calças de cintura baixa, e um padrão estético de beleza bem específico: a magreza. Como esses fatores têm impacto na sociedade? 

Nos anos 2000 era muito comum os casos de transtornos alimentares, isso porque muitas mulheres buscavam alcançar esse padrão imposto pela indústria da moda e propaganda através das revistas, mídia e até mesmo a pressão social.  Quanto mais magra a pessoa estivesse, melhor. Nesses anos aumentaram os casos de anorexia e bulimia. As mulheres que seus ossos do quadril ficassem aparente quando fossem usar as calças de cós baixo, e que as suas barrigas estivessem saradas; havia uma obsessão em se parecer com uma modelo. 

 

Durante os últimos anos muitas ativistas buscaram pela a aceitação de seus corpos sem se sentirem pressionadas pela indústria a se moldarem a um padrão. Porém, as redes sociais têm relevância na vida dos indivíduos, e grande parte dessa massa é influenciada por outras pessoas, se submetendo até a dietas extremamente restritas para se igualarem a as influencers. As influenciadoras de hoje são as modelos, os colunistas que recomendam as fórmulas mais inacreditáveis e milagrosas para alcançar um corpo ” perfeito “.  

 

Um dos casos mais recentes foi da Kim Kardashian, uma modelo, que é bastante conhecida por ser influencer.  Para usar um vestido de uma das mulheres mais conhecidas do último século, Marilyn Monroe, ícone do cinema americano, a modelo teve que perder 7 kg em três semanas para o Met Gala 2022; o ocorrido foi muito comentado na Internet, pois após a Kim Kardashian usá-lo, o vestido ficou com pequenos rasgos nas costuras. 

 

Até que ponto a moda influencia as pessoas? Nos tempos atuais os debates sobre saúde mental têm sido pautas importantes e priorizadas nas instituições de ensino e nas redes sociais. Se olharmos nesse prisma, se submeter a esses padrões nos fará bem ou mal? Essa escolha é pessoal, mas se põe a sua saúde em risco, procure ajuda médica. A moda não é para machucar nem pressionar as pessoas, é uma forma de transmitir uma mensagem, é para ser apreciada; o quê deturpar a moda é a forma como ela é propagada.

 

foto/divulgação: internet

1 Comentário
  1. Sensacional essa matéria. A reflexão de que nada é mais importante do que o maior bem que possuímos, a nossa saúde.

Deixe um comentário